Formas confiáveis de encontrar informações jurídicas, ferramentas de IA do Google e uma roda de conversa de jornalistas mineiros compuseram a programação
O Jusbrasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizou um evento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (13). O encontro abordou estratégias para combater a desinformação e aprimorar a qualidade das consultas processuais na plataforma. A iniciativa reafirma o compromisso com o “Jornalismo Profissional e o Combate à Desinformação”, além de demonstrar a confiança e a qualidade do Jusbrasil.
A abertura do evento contou com a presença de Katia Brembatti, presidente da Abraji, e Peagá Oliveira, diretor de Comunicação do Jusbrasil. Em seguida, Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil, apresentou a palestra “Inteligência Artificial aplicada ao Jornalismo: Ferramentas Google”. Nela, ele deu detalhes sobre como esses meios podem ser úteis na rotina jornalística.
O Jusbrasil ofereceu uma oficina sobre o uso da plataforma e a apuração de informações jurídicas com confiança, gratuita para jornalistas associados à Abraji. A oficina foi ministrada por Victor Jacó, jornalista e coordenador de Relações Públicas do Jusbrasil, e Isabela Franco, advogada e Legal Expert Lead da empresa. Eles apresentaram os caminhos da ferramenta para o acesso a informações jurídicas públicas, como diários oficiais e processos.
"Reunir essa diversidade de pensamentos e formadores de opinião que são parte do desafio de combate à desinformação é sempre uma oportunidade de evolução, neste tema tão caro globalmente. O Jusbrasil investe continuamente para ser fonte de acesso a informações jurídicas com precisão e qualidade, com dados claros e assertivos", apontou Peagá Oliveira.
Durante o evento, foi ressaltado o papel fundamental do Jusbrasil no combate à desinformação – é considerada no Global Risks Report 2024, do Fórum Econômico Mundial, o principal ponto de risco para a sociedade nos próximos dois anos – e no apoio a iniciativas legais para enfrentar sua propagação. A plataforma oferece explicações sobre a consulta processual, destacando a possibilidade de nomes homônimos e a necessidade de usar CPF para precisão nos resultados. Além disso, ao copiar informações, os usuários recebem um alerta sobre a importância de verificar dados antes de compartilhar. O Jusbrasil também se uniu ao Comprova e à Abraji para facilitar o acesso de jornalistas a informações jurídicas e fortalecer a confiança na veracidade das informações disponibilizadas. Essas ações garantem que a informação disponível no Jusbrasil seja precisa e verificável, permitindo que os usuários tomem decisões devidamente embasadas.
O Jusbrasil e a Abraji encerraram seu evento com uma roda de conversa mediada por Joana Suarez, jornalista e diretora da Abraji. Os repórteres Tiago Rogero, Edilene Lopes e Daniel Camargos participaram da discussão, compartilhando suas experiências sobre o trabalho desenvolvido por jornalistas mineiros pelo mundo.
“Tivemos um momento importante de interação e reflexão sobre a importância do jornalismo e também de troca, com as oficinas ministradas pelo Jusbrasil e Google. Quem esteve no evento, certamente, saiu com mais conhecimento para aplicar no dia a dia”, declarou Katia.
A Associação é parceira do Jusbrasil desde 2023, permitindo que jornalistas acessem informações públicas extraídas de processos judiciais e disponibilizadas de maneira mais amigável. Atualmente, 260 jornalistas utilizam a plataforma para fazer apuração de notícias e busca de informações processuais públicas. Para acessar a nova ferramenta, associados devem se inscrever por meio deste formulário.
Imagem: Gadiel Oliveira